Impressão 3D em 2021 - Star Wars Legion

Após sofrer com a calibração inicial da Stella 3 Lite, conseguimos alguns resultados muito interessantes... hoje, tenho abraçado a Impressão 3D (mesmo na tecnologia FDM) como uma experiência própria, um hobby em si mesmo, além é claro de um suplemento à experiência do Wargaming e do Role-Playing Game.

Ao passo que hoje podemos personalizar uma peça ao imprimir precisamente o estilo de 'bitz' que você imaginar, a experiência 'normal' da customização de figuras era restrita aos 'bitz' soltos e perdidos, alguns vendidos em excesso nas cartelas/'sprues' de plástico injetado. Os melhores kits são, naturalmente, aqueles proporcionam ao hobbista a maior variedade de peças para compõr suas figuras - muitas levando em conta os princípios de WYSIWYG - 'What you see is what you get' - ou seja, o equipamento que a figura porta é o mesmo que o personagem manipula durante as partidas.

Narrativamente, é fácil de ver o valor do modelista atento ao WYSIWYG. É esperado que um Mago tenha consigo uma varinha ou um cajado de poder, um grimório cheio de feitiços ou mesmo chamas fantásticas dançando em seus dedos. Um cavaleiro deve vestir sua armadura e brandir suas armas de preferência - muitas delas implicando também sua personalidade. Um jovem e bravo príncipe valente normalmente brande a espada - mais nobre entre as armas! - e um escudo com suas armas, enquanto um cavaleiro mais brutal pode preferir armas mais terríveis como um machado de batalha, um martelo de guerra ou mesmo o incomum 'mangual'. Nobreza e vilania podem se representar nos equipamentos de uma figura.

Mecanicamente, no entanto, alguns sistemas vão restringir mais as escolhas de equipamentos disponíveis através das regras que regem sua dinâmica de batalha. Em Frostgrave, armas de duas mãos costumam ser representadas através de um bônus para o valor de combate (que no sistema também é usado para calcular os ferimentos desferidos pelo personagem), enquanto escudos promovem um bônus para o valor de armadura total do personagem. Sistemas de combate em massa costumam dar menor importância às armas específicas portadas pelos guerreiros - em SAGA, um machado de haste ou uma espada montante, ambas armas brandidas com as duas mãos, são tratadas da mesma maneira pelo sistema básico.

A impressão 3D nos permite então uma liberdade quase irrestrita do quê escolher, como equipar seus soldados. Estamos menos restritos às opções de 'bitz' selecionadas pelo fabricante, às vezes deliberadamente limitada para forçar o modelista a adquirir mais kits para obter tantos equipamentos quanto gostaria de usar nas suas unidades. 

Vamos às figuras! 

Star Wars Legion 

Embora eu não jogue o sistema em si (ainda!), sou um grande fã das miniaturas de Guerra nas Estrelas desde a linha SWMinis produzida pela Wizards of the Coast. E a comunidade de fãs do sistema Star Wars Legion, da Fantasy Flight Games, também é muito afeita do Universo Expandido que foi deixado de lado com a compra da Lucasfilm e sua propriedade intelectual pela Disney. Muitos desses personagens jamais serão feitos pela FFG, mas a comunidade não esqueceu de nenhum deles...!

Darth Malgus (SWTOR 2011), Darth Bane (Clone Wars 2008) e Darth Krayt (Legacy 2010)
Darth Bane, um personagem do Universo Expandido da Lucasfilm que foi adotado e reinventado de seu design original para o seriado Clone Wars (2004). Nesse seriado ele veste a armadura acima, diferente da armadura original composta dos insetos sensíveis à Força Orbalisks. Com toda sinceridade eu prefiro esse design ao design original, que embora fosse muito mais único não era tão elegante ou intimidador quanto este - a forma como o espectro de Bane interage com Mestre Yoda na série animada. O arquivo STL para essa figura pode ser encontrado em: https://gumroad.com/skullforgestudios 

Darth Malgus, vilão icônico representante do antigo Império Sith durante a Guerra Galática do MMORPG Star Wars: The Old Republic (2011). Esse jogo segue num 'limbo' peculiar na discussão sobre seu status 'canônico'. Embora lançado antes da aquisição da Lucasfilm, o jogo continuou a ter lançamentos - inclusive desdobramentos narrativos - durante o período pós-Disney da franquia. Geralmente é considerado não-cânone, mas o período da Velha República é um dos meus favoritos de toda grande narrativa de Guerra das Estrelas fora dos filmes, desde os primeiros quadrinhos do Universo Expandido que li: Tales of the Jedi. STL disponível em: https://gumroad.com/blackremnant

Darth Krayt é um de meus personagens favoritos através de todo Universo Expandido, sendo o grande vilão da série de quadrinhos Legacy, cuja proposta era justamente o futuro do universo de Guerra nas Estrelas após a época dos heróis da trilogia original. Cerca de 130 anos após O Retorno de Jedi, tratando dos sucessos e fracassos do 'Legado' deixado por Luke Skywalker, sua irmã Leia e o destino da Nova República e da Nova Ordem Jedi por eles construídas. O futuro que parecia tão promissor se torna enegrecido pelo advento da ordem de Krayt, o One Sith - e o próprio Krayt, um personagem oriundo das Guerras Clônicas e cuja tragédia fora explorada em quadrinhos antes da revelação de sua verdadeira identidade... Infelizmente, Legacy ocupava o mesmo local narrativo que a nova trilogia Star Wars lançada pela Disney ocupa, o que transforma todo o arco de Krayt parte do bloco Legends, e assim, não-canônico. Uma pena, pois esse projeto fora um dos que acompanhei durante a juventude mais de 10 anos atrás com grande animação. STL disponível também em: https://gumroad.com/blackremnant

Obi-Wan Kenobi (Rebels 2014) e Kyle Katarn (Jedi Outcast 2002)

Obi-Wan Kenobi é um dos personagens centrais da tragédia de Anakin Skywalker. Essa versão é a de seu exílio em Tatooine durante o seriado Rebels, aonde participa do encerramento do arco de personagem de Darth Maul. Enquanto protege o jovem Luke Skywalker antes da fundação da Aliança Rebelde. A pose é reminiscente da pose de combate que o personagem adota durante a animação anterior, Clone Wars, e a trilogia prequel. A figura foi pintada para um caro amigo, e está disponível através de https://cults3d.com/en/users/KnightSoul_Studio/. Kyle Katarn é o herói da série de jogos Dark Forces e sua continuação Jedi Knight, e um de meus personagens favoritos do lado dos rebeldes e, posteriormente, parte da Nova Ordem Jedi de Luke Skywalker. Originalmente um mercenário e um stormtrooper renegado, é ele quem rouba os planos da Estrela da Morte original - fazendo aí a preparação de A Nova Esperança. Essa narrativa foi deixada de lado com o advento do filme Rogue One. Eventualmente Katarn se tornaria um cavaleiro Jedi, e enfim Battlemaster da ordem dado à sua perícia enquanto guerreiro conforme observado nos jogos - FPSs, afinal! Kyle Katarn é STL da https://gumroad.com/skullforgestudios

   Mandalore the Ultimate (KOTOR comics), Kos ac Shal e Darth Sagarys (minhas criações)

Mandalore the Ultimate é o primeiro grande vilão do famoso Revan, e aparece diversas vezes liderando os clãs mandalorianos contra a Velha República. Herdeiro do Mandalore the Indomitable da série Tales of the Jedi, esse Mandalore teria vencido a República e conquitado o Outer Rim, quase sem oposição. É apenas quando o jedi Revan enfrenta o Conselho Jedi e se junta ao esforço de guerra que Mandalore the Ultimate será derrotado. O personagem é mencionado pela primeira vez no jogo Knights of the Old Republic, que se passa após sua derrota, mas seu design advém dos quadrinhos do mesmo nome que acompanharam os jogos em descrever a galáxia cerca de 60 anos após as histórias presentes em Tales of the Jedi. O STL foi um presente para mim de seu criador, e agora está fora de linha com a promessa de uma pose nova e mais dinâmica em algum ponto desse ano. Seu trabalho está disponível em seu Gumroad também: https://gumroad.com/darkfiredesigns

Kos ac Shal e Darth Sagarys são minhas criações, figuras cujos STLs foram editados através do PrusaSlicer para criar aí figuras únicas, que representam meus personagens em RPGs baseados no universo de Star Wars. Kos ac Shal é meu personagem em campanha do sistema Star Wars Saga Edition, da Wizards of the Coast, enquanto Darth Sagarys é um de meus personagens no MMORPG SWTOR. 

Dos dois, o mais relevante é certamente o kaleesh Kos ac Shal. Não apenas trata-se de um personagem mais incomum, o seu processo de construção foi mais elaborado: trata-se de uma figura da da Skull Forge Studios convertida, com a máscara facial de uma figura da Black Remnant, e um capuz e saias esculpidos em greenstuff. Sua narrativa na galáxia, dez anos após O Retorno de Jedi e a Batalha de Yavin 4, é a seguinte:

Nascido em 6 BBY no planeta Kalee, Kos ac Shal vivera sua juventude como um dos bravos de seu clã - dotado de um sentido de honra e reverência aos ancestrais comum entre os guerreiros de seu povo. Kos respeita os rituais com dedicação quase fervorosa, e alguns sucessos contra clãs rivais fizeram dele conhecido na região de Ambosa - os territórios de caça tradicionais de sua tribo - a ponto de receber a alcunha de 'Kos dos Doze Golpes'. 

Sua fama como um guerreiro criativo e habilidoso eventualmente levou Kos a ser convidado por comerciantes a aceitar trabalhos como escolta entre mercenários nas rotas comerciais que alimentam Kalee com combustíveis, armas e equipamentos manufaturados.

Eventualmente, Kos juntou créditos o suficiente para visitar um Oráculo - conhecido através de rumores murmurados em cantinas através das Regiões Kadok. Talvez esse Oráculo pudesse contar-lhe seu destino - quais grandes feitos Kos poderá alcançar para honrar seus ancestrais? Talvez mesmo juntar-se a eles nos santuários de sua família?

Ou seja, Kos é um guerreiro Jensaarai, de uma ordem de sensitivos à Força que trilha um caminho distinto daquele dos Jedi - e dos Sith. Sua filosofia é a busca pelo caminho da 'Verdade' ao passo que mantém em si e em suas ações o equilíbrio da Força, tentando exercer a vontade dessa força cósmica enquanto tentar mostrar-se digno do título de Jensaarai Defender. Os Jensaarai também são um grupo do Universo Expandido, até o momento ignorados pelo novo cânone. Darth Sagarys também é figura convertida a partir da base de um STL da https://gumroad.com/skullforgestudios, seu sabre de luz oriundo de figura da Seb Miniatures.

                                                           Darth Revan (KOTOR - 2003)

Darth Revan foi a primeira figura de toda essa série de peças feitas na escala de Star Wars Legion que imprimi e pintei, e é protagonista original da série Knights of the Old Republic, tendo para si toda uma expansão no jogo mais recente SWTOR. Um herói trágico como muitos jedi, que após ser seduzido pelo Lado Negro eventualmente encontra certa redenção.

A figura é um STL de https://gumroad.com/sebminiatures

Avernus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Specialist Games: EPIC Armageddon

Uma retrospectiva - Primeiros Passos