Specialist Games: EPIC Armageddon
Um jogo ÉPICO!
Um dos meus sistemas favoritos, EPIC - Armageddon combina o extenso universo de Warhammer 40.000 com a experiência dos wargames micro-armour, em escala 6mm, caracterizados pelo uso de várias figuras de tanques e veículos armados em operações de escala mais ampla do que experimentada no próprio jogo Warhammer 40.000.
Squats da Thunderhold Brotherhood
Dado a essas escala de conflito maior, aonde o jogador comanda unidades extensas como pelotões inteiros, divisões de veículos pesados, tropas com todo tipo de funcionalidade (seja choque, reconhecimento, artilharia, transporte entre outros), atualmente eu acho o EPIC - Armageddon um jogo mais interessante que o Warhammer 40.000, inclusive pelo sistema integrar sem problemas unidades que, dado sua escala colossal, raramente são vistas em partidas de Warhammer 40.000. Enquanto Titãns, Baneblades e Thunderhawks são relegados à um tipo de partida específica no sistema 28mm - as partidas de Apocalypse durante suas 10 horas... - esses elementos são integrados naturalmente em EPIC, suas partidas tomando aproximamente o mesmo tempo de uma partida de 40k.
Orks da Bigmob de Orkimedes enfrentam a Minervan Tank Legion da Guarda Imperial no planeta gélido de Polaris II.
EPIC compunha, com diversos outros sistemas, a categoria original dos Specialist Games - jogos que não faziam parte dos três sistemas principais da GW (na época Warhammer Fantasy Battles, Warhammer 40.000 e LOTR SBG), mas eram tangencialmente relacionados em temática, narrativa ou conceito. Afinal, EPIC não é Warhammer 40.000, mas ambos os sistemas representam conflitos no mesmo 'universo' narrativo. Esses jogos eram caracterizados por um suporte mais restrito, mais 'especializado', com lançamentos menos frequentes. Embora ocasionalmente surgissem artigos na revista principal, a White Dwarf, os Specialist Games ganharam a própria publicação especializada nesses sistemas: a Fanatic, que herdou os sistemas anteriormente tratados em revistas individualizadas como a Epic Firepower para o sistema EPIC ou a Town Cryer para o sistema Mordheim.
O sistema passou por diversas interações através dos anos (a atual, com o subtítulo 'Armageddon', trata-se da 4ª edição), até ser definitivamente aposentado em 2013 quando a Games Workshop retirou de sua loja as últimas unidades do sistema, assim como toda a sessão de Specialist Games.
O jargão 'NetEA' refere-se ao desenvolvimento do sistema em sua 4ª edição. Uma outra versão do sistema, muito popular, é chamada de 'NetEpic', um desenvolvimento das regras da 2ª edição do sistema pela comunidade, conforme nas caixas Titan Legions e Space Marine (ou seja, quando o sistema ainda não era chamado 'Epic'!). Há, inclusive, um jogo de computador baseado nessa versão do sistema chamado Final Liberation - recomendo a versão disponibilizada pelo GOG.
Em 2013 esses sistemas já estavam efetivamento abandonados pela GW, sendo mantidos principalmente pela comunidade de fãs. A própria Fanatic gestou um grupo de fãs com o fórum Ordo Fanaticus. A comunidade ainda mantém esses artigos no seguinte link.
A GW havia disponibilizado em PDF as regras de diversos desses Specialist Games, mas quando da reorganização de seu website em 2013 todos esses links foram derrubados. No entanto, através do Google, é relativamente simples encontrar os PDFs para esses sistemas.
Blood Angels e Sons of Horus se enfrentam durante a Horus Heresy, usando o sistema promovido pela EpicAU, a comunidade australiana.
EPIC Armageddon continua sendo um sistema muito popular, com grupos organizados promovendo campeonatos assim como desenvolvimento contínuo de regras de exércitos. Originalmente o criador do sistema, Rick Priestley, manteve através dos fórums da GW contato muito próximo com a comunidade, o que promoveu um sistema ágil no qual os fãs tem implementado toda e qualquer força envolvida na grande narrativa do Warhammer 40.000, desde capítulos de Space Marines pouco conhecidos como forças envolvidas em conflitos específicos como a Saranes Expanse Crusade ou a guerra dos Sabbat Worlds.
As regras do sistema podem ser encontradas nos seguinte links.
Regras opcionais, como para travar seus combates durante a Horus Heresy
Uso o seguinte site para gerar minhas listas de exércitos no sistema. O programador inclusive dividiu as listas através dos grupos que as desenvolveram.
Por muito tempo o acesso as figuras de EPIC Armageddon estariam restrito à grupos de troca e venda de segunda mão, uma vez que a GW deixou de lançar figuras para o sistema há muitos anos. No entanto, o advento da Impressão 3D e sua popularização deram nova vida ao sistema. Unidades nunca lançadas pela GW ou inventadas após o cancelamento do sistema de regras agora podem, através dos esforços da comunidade, ganhar regras e vida nos conflitos minúsculos do 41º Milênio.
Cataphractii Terminators impressos em PLA/FDM
O fórum Tactical Command atende a comunidade do sistema, assim como demais jogos de micro-armour em escalas pequenas, do 6mm ao 15mm, ambientados em cenários de ficção-científica, entre outros.
Excelente, gosto muito dessa escala ! consegui montar um army de Eldars e joguei a versão Armaggedon e a NET EA! Consegui recrutar alguns amigos ( que viciaram em fazer leman russ spam, mas é a vida!
ResponderExcluirLeman Russ spam funciona XD Tem que botar uns flankers para pegar eles em Crossfire!
ExcluirGosto muito da escala também, tenho Eldar mas ainda estou longe de terminar de pintar eles. Montei como Biel-Tan. Como você pintou seus Eldar?
E de quebra botam manticoras como baterias com muita BP e disrruption, difícil. Eu pintei em um esquema de azul turquesa , detalhes pretos e brancos. Botei assim genérico e posso dessa forma escolher qual craftworld vou jogar, mas tenho usado muito Bieltan, pois tenho 2 destacamentos de shinning spears.. Estou pensando em usar um destacamento de aspect warriors descendo de Planet Fall para tentar silenciar essas artilharias.. mas está muito bad match pra mim.
ExcluirEu gosto dos Vipers para lidar com armor, mas realmente com Eldar você deve evitar o atrito direto - de frente, IG vai ganhar. Os titãs eldar são todos muito bons, e a facção tem muito acesso a Macroweapons, talvez procurar unidades com acesso a essas armas para remover unidades de Leman Russ ao negar o reroll de armadura deles.
ExcluirEstou investindo realmente em Titans. Tenho dois Revenants e um Phantom. Tb uso fireprisms, mas apesar de negar o reinforced armor , ainda não dá conta. São 4 unidades de 10 leman russ com tanques de apoio para absorver dano e segurar os blastmarks. como só posso colocar 6 fire prisms, dificilmente eu consigo suprimir muitos leman russ e no fogo de retorno eu me quebro. Eu dependo muito do terreno para fazer algo funcionar... mas está valendo, gosto do jogo mesmo assim
Excluir