No Princípio
"A beginning is the time for taking the most delicate care that the balances are correct." - Princess Irulan, Dune (Frank Herbert, 1965)
Já há muitos anos tenho pensado em começar um blog para tratar de meus projetos relacionados a meu hobby favorito - Wargaming, Miniaturismo, e a Narrativa que perpassa tudo isso numa grande experiência de Role-Playing Game. Imagino que esse desafio seja relativamente comum entre todos aqueles que partilham algum interesse em hobbies relacionados - afinal, sempre que alguém se debruça a pintar uma figura, a converter um modelo de seu formato original para algo completamente novo, único e ímpar, como não imaginar histórias para dar aquele último sopro de vida à sua criação?
Assim, imagino que toda espécie de modelismo acaba por surgir sobre uma Narrativa. Toda cena, todo diorama, e mesmo toda figura individual exige do modelista um exercício de imaginação. Enquanto é muito próprio de cada figura uma certa inspiração específica, uma proposta básica, é o modelista que propriamente dá vida as figuras, traçando narrativas sobre a natureza da figura, e inserindo o que fez num mundo maior, um cenário que serve então como palco para suas narrativas - das mais épicas às mais domésticas.
Meu pai é ferreomodelista desde sempre, e sem dúvida foi quem me inspirou - e ensinou - como tratar do hobby de miniaturismo ainda que eu tenha preferido outro tipo de modelismo. Em suas maquetes, sempre existe uma narrativa que dá sentido - e assim, verossimilitude - a seu trabalho. Junto dos trilhos, surge uma fazenda. Uma estação. Uma usina de cimento. Da mina de calcário à fábrica, da fábrica aos pátios de manobra e enfim dos pátios ao porto, toda sua maquete promove uma história - a do ciclo de produção, processamento e escoamento do cimento: um verdadeiro pesadelo logístico! Mas cuja história cativa pela riqueza de detalhes, e pelo caráter de 'quase-verdade' que a maquete passa ao observador. Ela é verossímil, e imaginamos que, em algum lugar, essa maquete poderia ser 'real'. E isso sem se tratar de uma maquete proposta a reprodução em escala de algo propriamente 'real', existente no mundo fora da maquete.
Prefiro as narrativas oriundas de batalhas, da História e das Estórias épicas da fantasia heróica e do futuro distópico. O Wargame trás ainda uma dinâmica extra além daquela da narrativa intrínseca a maquetaria - aquela do jogo. Através do jogo damos ainda mais vida às narrativas imaginadas quando montamos nossas forças, organizamos nossos exércitos e, literalmente, brincamos com bonequinhos com outros hobbistas tão dedicados quanto nós mesmos a seguir o mesmo grupo de convenções e regras num verdadeiro acordo entre cavalheiros, que permite ao exercício tático dos jogadores assim como um elemento de sorte - presente na rolagem de dados e a consulta de tabelas - pela destino dessas narrativas. Quem venceu? Qual hoste foi vitoriosa? O herói salvou a princesa do vilão maligno? O artefato poderoso foi resgatado pelo aventureiro? Tudo isso acaba promovido pela experiência do jogo.
E é isso que pretendo tratar nesse blog. Jogos, narrativas, modelismo, pintura e conversão, todos os elementos próprios do Wargaming - que para mim é indissociável do RPG. É um lugar para escrever e tentar organizar minhas idéias, um verdadeiro diário desse esforço.
Avernus é um nome que me cativa. Trata-se da Porta do Inferno na mitologia romana, que imaginava no Lago Averno e nas cavernas da região uma entrada para o Mundo dos Mortos, o Mundo Inferior de cavernas escuras e profundas. Aqui vou explorar esses poços de minha própria criatividade.
Também trata-se de um nome muito comum em trabalhos de Dark Fantasy, Fantasia Negra aonde elementos fantásticos se misturam com terror, ambientes opressivos distópicos muito distintos daqueles da fantasia clássica das fábulas. É um gênero literário que me fascina e que tenciono explorar muito por aqui.
O nome foi escrito como Auernus por dois motivos: Primeiramente é como os antigos romanos, no latim clássico de Cicero, iriam pronunciar o nome. Segundo: Avernus com 'V' já foi usado no Blogger em algum lugar...
Aproveite a viagem.
Comentários
Postar um comentário