Index Minusculorum

Talvez o pior dos meus vícios, eu gosto de miniaturas. Eu gosto muito de miniaturas. Muito mesmo. Gosto tanto que não consigo escolher quais sistemas, quais coleções devo colecionar o não! A resposta é sempre: se o estilo visual das figuras e a narrativa dos personagens me atrai, então vou dar um jeito de colecionar essas figuras e jogar tanto quanto possível com elas!

Sendo assim, se faz necessário organizar os sistemas que gosto / coleciono em algum lugar... então por quê não aqui? Listo os sistemas e figuras que coleciono para que os amigos saibam quais meus venenos favoritos.

Wargames (com Modelismo)

Games Workshop

Warhammer Fantasy Battles
Warhammer 40.000 (e sua variante Age of Darkness / Horus Heresy)
Warhammer Age of Sigmar
Mordheim
Battlefleet Gothic
Warmaster
Epic Armageddon
Necromunda
Middle-Earth Strategy Battle Game
War of the Ring

Outras Empresas

Frostgrave 
Rangers of Shadow Deep (não jogado)  
Fabula
Broken Legions
Dragon Rampant
SAGA 
Burn & Loot (não jogado)  
Impetvs (não jogado)  
Warmachine / Hordes (aposentado)

Wargames (sem Modelismo)

Dungeons & Dragons Miniatures - Wizards of the Coast
Star Wars Miniatures - Wizards of the Coast
Mage Knight (não jogado)  - Wizkids

Comecei no hobby de wargaming, curiosamente, por sistemas que não incluem no colecionismo/jogo aspectos de modelismo. Minhas primeiras figuras foram miniaturas de Mage Knight, um jogo que aquela altura já estava em seus momentos finais de popularidade antes de ser cancelado após a expansão Nexus em 2005. Mas o sistema que realmente me iniciou no wargaming foi o Dungeons & Dragons Miniatures - DDM, que por volta de 2007-08 conheci num evento de RPG em Blumenau - SC. 

O Concilium foi um evento que me proporcionou um verdadeiro mergulho na cultura nerd rpgística. Fui sorteado nos dois dias para alguns prêmios sorteados aos visitantes - 5 fascículos da revista Conan o Bárbaro, e um exemplar da Estilha de Cristal, versão traduzida do romance The Crystal Shard, de R. A. Salvatore. A primeira aventura (a partir da ordem de publicação) do Ranger Drow Drizz't Do'Urden. 

Além dessa literatura, havia uma exposição de miniaturas de DDM e alguns colecionadores promovendo mesas, ensinando o sistema. Após conversar com eles e incomodá-los por muito do evento consegui convencer um deles a vender algumas figuras de sua coleção. Lembro de ter adquirido então algumas figuras que sempre terão um lugarzinho especial em meu coração: um Half-Orc Paladin (que conceito! Um paladino - classe baseada em CHArisma, numa raça com penalidades no atributo!), um Anvil of Thunder (Anão guerreiro baseado em pasmar seus oponentes com o rugido de um trovão se acertar suas duas armas neles) e dois Royal Guards. Esse grupo mal e mal montava um pequeno warband de cerca de 100 pontos, o suficiente para jogar. O Half-Orc Paladin era um comandante capaz - um guerreiro razoável com habilidades de cura.

Voltando à Curitiba descobri que a cidade tinha sua própria base local da comunidade de DDM na Itiban Comic Shop. Fui muito bem recebido, e minhas próximas mesadas e primeiros salários como estagiário foram todos torrados nessas figuras.

Those were Days of High Adventure.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma retrospectiva - Primeiros Passos

Specialist Games: EPIC Armageddon